domingo, 25 de julho de 2010

Moqueca de peixe e camarão

Quando ainda morava no Brasil e o Cookie Monster na Suécia, passávamos deliciosas ferias na Ilha Grande. A Ilha é um pedaço do paraíso e na lista dos meu top 5 lugares preferidos! Sua natureza e tranquilidade fascinam assim como a cor do mar!

Sempre ficamos numa pousada no canto da praia (Vila do Abraão), minha sugestão para qualquer pessoa que visite a ilha! A poucos minutos a pé do centro, você fica num lugar tranquilo mesmo nos períodos de pico como o Reveillon.

A poucos metros da pousada tem o restaurante Lua e Mar... as mesinhas ficam na areia, iluminadas por velas... E a especialidade: Moquecas!!!

Durante alguns dias comi tanta moqueca que quase enjoei. rs Morando aqui na Suécia, me bateu uma saudade desse divino prato! Mas como a gente faz com o dende?? A Lulu foi para o Brasil e me trouxe DOIS vidros de dende. =] Testei na primeira visita da sogra a nossa casa! Resultado: ela quer que eu cozinhe para ela todo final de semana! OMG! =]



Moqueca de peixe e camarão
4 pessoas

500 g de robalo cortado em pedaços grandes
250 g de camarão
Suco de 1 limão
1 colher de chá de alho picado
4 colheres de sopa de coentro picado
Sal e pimenta do reino branca
1 colher de sopa Azeite
1 cebola grande cortada em rodelas
1 pimentão vermelho cortado em rodelas
1 pimentão verde cortado em rodelas
3 tomates maduros cortados em rodelas
400 ml de leite de coco
3 colher de sopa de azeite-de-dendê
4 tabletes de caldo de peixe
1 pimenta dedo-de-moça corta em pedaços pequenos

Modo de Preparo
Lave bem o peixe, tempere-o com o alho, o suco de limão, 2 colheres de sopa de coentro, o sal e a pimenta do reino e deixe tomar gosto por cerca de 30 minutos.
Numa panela coloque cerca de 1 colher de sopa de azeite e arrume o peixe, a cebola, os pimentões e os tomates, alternando em camadas.
Esfarele os tabletes de caldo de peixe, misture-os ao leite de coco, o restante do coentro e pimenta dedo-de-moça regue o peixe.
Leve ao fogo baixo, com a panela parcialmente tampada, por 40 minutos.
De vez em quando mexa com cuidado para não quebrar o peixe.
Junte o azeite-de-dendê e misture.
Retire do fogo e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário