sexta-feira, 23 de julho de 2010

Sopa de mexilhões francesa

Depois de um mês no Brasil, cheguei na Suécia inspirada pela nossa cozinha light e o verão por aqui também ajudou: só fiz frango e salada nas duas semanas que antecederam a França. O Cookie Monster também cozinhou bastante, pratos de verão sueco, que sempre são um pouco menos light (mas deliciosos)! Eu estava bem cansada então esses pratos fáceis e a ajuda do namorido caíram como uma luva. =]

Aí fomos para a França... Entre outras experiências maravilhosas da viagem, posso dizer que foi gastronomicamente inspiradora!!! Comidas excelentes, caprichadas em casa detalhe!! Vinhos divinos!!! Acho que vale citar aqui o Juraçon, um vinho branco (cor de ouro, na verdade, pois segundo os franceses me explicaram,a tonalidade deste vinho indica seu sabor), doce como mel, com mil aromas interessantes! Infelizmente não é possivel compra-lo aqui na Suecia… =[ Mas já vi vários vinhos com a mesma cor no Systembolaget e fiquei curiosa!

Então, fazendo um parênteses, na Suécia bebida alcoólica é vendida em uma rede estatal chamada Systembolaget. Isso é feito para controlar o consumo alcoólico dos nativos e tem uma serie de desvantagens, de preços bem elevados ao horário de funcionamento que não ajudam nada! Mas a grande vantagem é o site (www.systembolaget.se) hiper completo, com um sistema de busca excelente, recomendacao de vinhos para uma serie de receitas que vc encontra no próprio site. Incrível! Infelizmente a versão em inglês não chega aos pés da sueca. Mas meu sueco é suficiente para me deliciar com o site. Então, não gastei mais do que cinco minutos para descobrir que não vendem Juraçon aqui, mas ainda posso tentar encomendar! =]

Voltando a França… Viajamos de Toulousse a Marseille (veja aqui)
...muitos dos dias à beira mar, um calor maravilhoso! Comemos muitos frutos do mar: lagosta, ostra. Bem, foi a segunda vez que comi ostra. E minha impressão se confirmou. Comer ostra é como comer todo o oceano em um só pontinho... e para minha isto é uma heresia. ;)

Provamos a famosa bouillabaisse, sopa francesa de peixe. Fiquei desapontada, a sopa é escura e há alguns anos tinha comido uma sopa de frutos do mar MARAVILHOSA branquenha em um restaurante frances em Parati, esperava a mesma coisa e não era! Então, lá fui eu procurar uma receita de sopa de mexilhão (e não peixe!) francesa. Preciso dizer que estava louca de vontade de cozinhar de verdade, depois de tantas semanas de férias do fogão!

Achei a receita que segue numa fonte maravilhosa, mas que fica para próximo post! E se o que eu queria era cozinhar alguma coisa elaborada, posso dizer que essa receita satisfez minha vontade totalmente. Cozinha um minuto, adiciona 3 ingredientes, cozinha mais doi minutos, mais dois ingredientes, e assim vai. Para um dia de disposição culinária, sem duvida!



Ensopado de mexilhões

2 xícaras de vinho branco seco
2 folhas de louro
1 colher de sopa de tomilho fresco picado
Pitada de açafrão em pó
Pitada de pimenta calabresa
2 kg mexilhões  limpo
3 colheres de sopa de manteiga
½ xícara de cebola roxa ou chalota picada
1 colher de alho picado
2 colheres de sopa de farinha de trigo
80 ml creme de leite
1/3 xícara de salsinha picada fresca
2 colheres de sopa de conhaque ou similar

Misture os 5 primeiros ingredientes em uma panela em fogo alto. Ferva por 3 minutos.
Adicione os mexilhões.Cubra e cozinhe até os mexilhões abertos, cerca de 4 minutos.
Retire do fogo. Usando uma escumadeira, mexilhões transferência para servir tigela, descartando os que não abriram; cobrir e mantenha quente. Reserve o líquido de cozimento.

Derreta a manteiga numa frigideira grande em fogo médio. Adicione as cebolas e o alho e refogue 3 minutos.
Adicione a farinha e mexa por 1 minuto. Adicione o líquido de cozimento reservado. Ferva até reduzir a ¾ xícara, aproximadamente 7 minutos.
Adicione o creme de leite e salsinha. Reduzir o fogo para médio e cozinhe até o líquido seja reduzido a 1 xícara, aproximadamente 3 minutos.
Misture o Cognac. Tempere com sal e pimenta. Despeje o molho sobre os mexilhões e sirva.

Sugestão: sirva com torradinhas de alho


Nenhum comentário:

Postar um comentário