sábado, 15 de maio de 2010

Batata à moda libanesa

Este é, sem duvida, um excelente acompanhamento para o kibe a libanesa!

Batata a libanesa se parece muito com um puré de batatas, com a diferença que vai leite.

Quando morava em Araguari, tinha dois amigos muito queridos que um dia convidei para jantar. Não me lembro, mas existe uma grande possibilidade do cardápio ter sido pasta com gorgonzola e bacon. Ainda na fase em que não cozinhava, esta era provavelmente a única coisa que poderia fazer.
 Em retribuição, fomos almoçar ou jantar na casa de cada um deles depois. E um dos cardápios teve um puré de batata que me encantou de tão macio e para a minha surpresa: não vai leite! Confesso que com o pouco conhecimento que tinha do assunto na época fiquei muito espantada, quase incrédula... tempos depois descobri essa receita e me lembrei do Walter dizendo: é muito comum na cozinha árabe! =)


Batata à moda libanesa

5 batatas médias
3 (sopa) de óleo de canola
3 (sopa) de azeite de oliva
1 (chá) de coentro picado
Pimenta do reino a gosto
4 cebolas picadas
1 pitada de sal
  
Com uma escovinha, lavar muito bem as batatas sob água corrente.
Com a casca, transferir para uma panela de pressão e cobrir com água. Levar ao fogo médio e deixar cozinhar por 15 minutos.
Enquanto isso, levar uma frigideira ao fogo médio. Quando esquentar, juntar o óleo e 1 colher (sopa) de azeite. Acrescentar a cebola picada e refogar por 20 minutos ou até dourar. Deixe dourar bem, fica uma delicia!
Juntar o coentro, misturar bem e desligar o fogo. Reservar na frigideira.
Quando o cozimento da batata terminar, desligar o fogo e deixar a panela esfriar e perder a pressão completamente. Retirar as batatas, descascar e transferir para uma tigela. Amassar as batatas com um garfo e temperar com 2 colheres (sopa) do azeite (ou mais até atingir a textura desejada), sal e pimenta-do-reino.
Transferir para uma travessa e cobrir com a cebola refogada. Servir quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário