domingo, 16 de maio de 2010

Risoto de pêra e gorgonzola

Fazia muito tempo que eu não fazia um risoto. Fiz este ontem. Receita nova. Quer dizer, combinação nova, receita de sempre. O namorado foi para o Chile. Então, tivemos um final de semana gastronómico. Foi feriado desde de quinta e mimei ele, uma vez que ele não gosta da comida chilena. Bem, quando eu estive no Chile achei a comida muito boa, não tenho criticas não! =)

Voltando ao risoto. Na minha terceira receita, pode perceber que a base é sempre a mesma! Sempre sempre! Vou tentar combinações novas, como:
tomate seco e gorgonzola
gorgonzola e filet mignon
e qualquer coisa que me passe na cabeça! Adoro risoto!!! =)


Risoto de Gorgonzola com pêra

Ingredientes
2 xc de arroz arbório
1 cebola
1 dente de alho amassado
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite de oliva
75 ml de vinho branco
120 gr de gorgonzola
1 pêra picada em pedaços pequenos
Mel
1 litro de caldo de frango ou legumes.

Modo de preparo
1. coloque a pêra em cubinhos em uma assadeira e cubra com mel, leve ao forno 225° por cerca de 20 minutos ou até dourar as bordas.
2. Aqueça a manteiga e o azeite, quando derreter adicione a cebola e deixe refogar por 10 min.
3. Junte o alho, mexa.
4. Junte o arroz, mexa.
5. Adicione o vinho, mexa até ser totalmente absorvido.
6. Vá adicionando o caldo de frango aos poucos. Sempre provando para ver o ponto de cozimento.
6. Após 15 min junte o gorgonzola e a pêra. (adicione mais caldo se necessário)
7. Deixe cozinhar por mais cerca de 5 min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário