sábado, 15 de maio de 2010

Kibe Libanês: Primeiro dia no supermercado sueco

Conforme prometi: segundo post seria sobre esse dia! Aventura no supermercado!

Muitos anos se passaram entre o dia em que eu aprendi a fazer pasta com molho de gorgonzola e bacon e o meu primeiro dia morando na Suécia. Foram mais ou menos 6 anos. Pratiquei um pouquinho as tais artes culinárias conforme o recomendado! rs E nessas práticas usei muitos amigos como cobaias! Eles não reclamaram não! Devem ser mesmo muito educados! ;)

Nessas "praticas" um prato muito bem sucedido foi o Kibe. Fiz num jantar para as minhas amigas em Curitiba e depois repeti para a família em São Paulo, todos gostaram! Decidi então que no primeiro dia esse seria o cardápio! Ahhhh, se eu soubesse...

Mariana não tem nada para fazer, escolhe o cardápio depois de pouco pensar e lá vai... Sem imaginar que demoraria tanto para comprar ingredientes tão simples! Afinal, procurou tudo na internet, não poderia ser tão complicado assim. Chega no supermercado e a dificuldade começa pela carne moída! Não estou brincando! Carne moída só vaca ou misto com porco... tudo bem, esse dilema não foi assim tão complexo... Só se lembre que neste momento eu não sei que Nött é vaca e Fläsk é porco. ;)
Comprar cebola, nozes e canela foi fácil! Pimenta síria eu tinha procurado na internet (viva o Wikipedia), então também não foi tão complicado. Mas como é que a gente compra TRIGO PARA QUIBE??? Não tem! Não é como no Brasil, que tem um pacotinho mágico com essas palavras escritas. :(
Eu tinha procurado na internet também... Mas digamos que não tinha uma "tradução exata". Volto pra casa. Procuro mais na internet! Vou a um segundo supermercado, maior! Quase choro de raiva, nervoso e sensação de ser impotente ate pra comprar o jantar! Escolhi um farelo de trigo qualquer. Volto pra casa aliviada! O farelo de trigo tao mole que nao precisa ficar de molho... Que seja o que Deus quiser!

Resultado: Ficou uma delicia! Amanha farei algo mais simples: frango com molho de tomate da mamãe! Afinal tomate deve existir nessa terra, né? ;)

PS: Muitos meses depois, uma amiga me levou no famoso "indiano de Hisingen", uma loja que vende produtos importados, tem uma sessão do Brasil, que alem de Bis tem TRIGO PARA QUIBE!!! Gritei de alegria esse dia! Ela não entendeu! rs


Kibe Libanês

1 1/2 xícara(s) (chá) de trigo para kibe
500 gr de patinho moído(s)
1 unidade(s) de cebola picada(s)
2 colher(es) (sopa) de hortelã picada(s)
3 colher(es) (sopa) de óleo de milho
quanto baste de sal
1 colher(es) (chá) de canela-da-china em pó
quanto baste de pimenta síria
quanto baste de Shoyu Sakura para pincelar

Recheio

200 gr de patinho moído(s)
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta síria
2 colher(es) (sopa) de azeite 
1/2 unidade(s) de cebola
1 colher(es) (sopa) de suco de limão
1 xícara(s) (chá) de nozes picada(s)

Lave bem o trigo e cubra com água fria. Deixe de molho por 1 hora. Escorra bem em uma peneira, apertando com as mãos para retirar o excesso da água.
Misture o trigo aos demais ingredientes ( menos o molho de soja ) e amasse muito bem. Reserve.

    Recheio
    Coloque em uma panela a carne do recheio com o sal, a pimenta síria, o azeite, a cebola e o suco de limão.
    Refogue e cozinhe por cerca de 5 minutos. Retire e acrescente as nozes picadas. Reserve.

      Coloque em um refratário retangular metade da massa de trigo reservada, o recheio e o restante da massa.
      Com uma faca, faça riscos superficiais em formato de losangos e pincele com o molho de soja. Leve ao forno médio por 30-40 minutos.
      Corte e sirva em pedaços.
        Bom apetite!

        PS: receita adaptada do cybercook.

        Nenhum comentário:

        Postar um comentário