sexta-feira, 21 de maio de 2010

Bolinhas de batata recheados com bacon (Kroppkakor)

Bem, acho que nem preciso dizer que este é um prato típico sueco, não??
Digamos que bacon e batata são a base da culinária local! Alem de peixe, é claro! E não podemos esquecer do creme. Creme de leite em todas as suas formas! O meu preferido é o creme fraische, que de fresco não tem nada! É azedinho, uma delicia!

Antes de contar da receita propriamente dita, acho que preciso apresentar melhor um membro importante dessa estória. O meu namorado! Afinal, o blog não existiria sem ele! Pois é. Ele A-D-O-R-A comer! Gente, nunca vi, outro dia ficou uns 10-15 minutos com um amigo reclamando da comida de Oslo. Pode?? rs

Por essas e por outras, comecei a chama-lo de Cookie Monster! Vocês se lembram do personagem do vila Sesamo? Eu não assisti, era muito nova... Mas foram eles que me ensinaram inglês no início! Então, para mim, o Cookie Monter não come só biscoito, não! Come de tudo!!! Pois a musiquinha que eu aprendi dizia: Cookie Monster loves to EAT, EAT, EAT! A ai ia falando o nome de todos os alimentos, afinal esse era o intuito da música, ensinar os nomes das comidas.

Mas como o meu namo assistia Vila Sesamo, no início ele ficou resistente quanto ao apelido, alegando que ele não come só biscoito e quase não gosta de biscoito... mas depois aceitou!

Ai, quando eu fui criar o blog, ele sugeriu para nome: "How to feed Cookie Monster!" que só não usei porque queria um site em português! =)

Por fim, se o meu Cookie Monster tivesse que escolher um só alimento certamente seria batata, e depois das batatas, acho que o que ele mais gosta é bacon! Então, temos aqui uma combinação perfeita! ;)

***********************************************************************

Essa receita eu fiz pela primeira vez num dia que estava super empolgada, não me lembro mais o porque... Acho que fazia apenas um mês que eu morava aqui e tinha muitos sonhos! E fiquei quebrando minha cabeça para descobrir com o que deveria servir as bolinhas de batata... Foi ai que descobri o Anne Food (blog de uma sueca, muito bom!). Mas como não poderia deixar de ser, é servido com geléia de lingon. Lingon é uma frutinha vermelha, e a géleia de lingon talvez seja acompanhamento de todos os pratos suecos que não sejam peixe, ou seja porco, carne de caca, etc!

Me lembro que fiquei com receio na hora de ferver as bolinhas, achei que elas não iriam flutuar, mas para a minha surpresa a receita é perfeita! Flutuam direitinho!!!! =)

A fonte da receita também tem estória. Foi o livro de receita que ganhei da Meg, amiga da mamãe, no churrasco de despedida!!!

Bolinhas de Batata recheadas com bacon

Massa
0,5 kg de batatas
2 ovos
3/4 xic de farinha de trigo
2 l de agua com sal
manteiga derretida para servir


Recheio
140g de bacon em cubinhos
1 cebola
1/4 colher de chá de pimenta-do-reino


Cozinhe as batatas até ficarem tenras, escorra a água e amasse.
Frite o bacon, quando começar a soltar gordura, adicione a cebola e tempere com a pimenta.
Misture as batatas com os ovos e a farinha até atingir uma massa.
Faça bolinhas, e cave-as, coloque o recheio e feche.
Ferva a agua com sal, e adicione as bolinhas.
Retire quando flutuarem.


Derrame manteiga, e cebolinha se quiser e sirva com geléia de lingon.

Adaptado de: Cozinha da Escandinavia (coleção: mundo da culinária)

Nenhum comentário:

Postar um comentário