sábado, 15 de maio de 2010

Namoura

Mais uma para a coleçao de receitas árabes!

O "culpado" dessa receita existir na minha vida é o Victor! Diria que foi um grande presente. Estava um dia em São Paulo, faltava pouco para a grande viagem. Fomos almoçar juntos, afinal ele trabalha do lado de casa. Estava um dia de sol, encontrá-lo parecia trazer os anos gostosos da faculdade de volta. Caminhamos juntos pela Villaboim e chegamos ao restaurante. Comemos e de sobremesa um doce árabe com calda...
Vi: Mari, é agua de rosas, é uma delicia.

Quando senti o gosto delicado na boca achei que estava no paraíso! Talvez realmente estivesse. Havia sol, um sonho, um grande amigo e um paladar novo e divino!

Fique apaixonada procurando pelo sabor de novo!! Quando voltei para Curitiba, fui correndo no árabe perto de casa, a calda era de flor de laranjeira, muito bom também. Mas eu precisava saber fazer aquilo. Como se corresse o risco de nunca mais poder comer se não aprendesse fazer. Esse comportamento se repete sempre que como algo novo e maravilhoso. Contarei mais tarde sobre a pasta com molho de pimentão. Enfim, achei essa receita, mas precisava da agua de rosas... que nem sabia o que era. Nessas alturas meus dotes culinários  já estavam melhores fui ao mercado municipal de Curitiba e fiz de jantar para as minhas amigas. Mas acertar o ponto da calda foi complicado. Importante: divida a receita na metade a menos que você tenha 5 filhos.

NAMOURA

Calda:
1 litro(s) de água
1 kg de açúcar 
20 ml de suco de limão
100 ml de água de rosas
100 ml de água de flor de laranjeira (pode ser substituido por agua de rosas)

Massa:
½ kg de semolina
amêndoas para enfeitar
400 g de nozes trituradas
1 colher (café) de fermento em pó
½ xícara (chá) de leite
2 xícaras (chá) de leite frio
1 xícara (chá) de manteiga
1½ xícara (chá) de açúcar

Massa:
Misture a semolina, o açúcar e a manteiga para o doce e deixe descansar por seis horas. Em seguida, acrescente à mistura mais 3/4 de xícara de leite e o fermento em pó. Unte uma forma com manteiga e espalhe sobre a forma metade da massa, alisando-a com a mão molhada. Coloque recheio de nozes trituradas e cubra com o restante da massa. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus. Antes que toda a massa asse, retire-a do forno, corte-a em quadrados pequenos, de mais ou menos 3 cm, e enfeite cada um com uma amêndoa descascada. Leve a forma de volta ao forno para terminar de assar. Quando estiver assada, retire-a do forno e cubra-a em seguida com a calda previamente preparada. Regue o doce novamente antes de servir. Separe uma parte da calda em um recipiente para levá-lo à mesa juntamente com os doces.

Calda:
Leve ao fogo a água, o açúcar e o suco de limão. Deixe ferver até
obter uma calda de fio ralo, adicione as águas e deixe ferver por mais 10
minutos, e use para jogar por cima da Namura.

fonte: http://www.muitomaisreceitas.com.br

4 comentários:

  1. Mari, suas receitas estão super-duper!
    Parabéns!!!
    Fiquei orgulhoso de vc... e tb lisonjeado pela homenagem..
    bjão
    Vic

    ResponderExcluir
  2. voce errou na quantia de leite da receita, só manda colocar 3/4, e o restante?

    ResponderExcluir
  3. Magda,

    muito obrigada por me avisar!
    Procurei no meu arquivo e depois na fonte, e ainda assim nao encontrei o erro. Faz muito tempo que eu fiz a receita, mas acho que me ainda me lembro!

    VAmos lá:

    Misture a semolina, o açúcar, 1/2 xic de leite e a manteiga para o doce e deixe descansar por seis horas. Em seguida, acrescente à mistura mais 2 de xícara de leite (adicione aos poucos e vá testando a consistencia, nao deixe ficar muito liquido) e o fermento em pó. Unte uma forma com manteiga e espalhe sobre a forma metade da massa, alisando-a com a mão molhada. Coloque recheio de nozes trituradas e cubra com o restante da massa. Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus. Antes que toda a massa asse, retire-a do forno, corte-a em quadrados pequenos, de mais ou menos 3 cm, e enfeite cada um com uma amêndoa descascada. Leve a forma de volta ao forno para terminar de assar. Quando estiver assada, retire-a do forno e cubra-a em seguida com a calda previamente preparada. Regue o doce novamente antes de servir. Separe uma parte da calda em um recipiente para levá-lo à mesa juntamente com os doces.

    ResponderExcluir
  4. Tenho andado com vontade de fazer Namoura de novo. Vou fazer e confirmar! ;)

    ResponderExcluir